Diga NÃO ao PL que permite privatizar o Banco do Brasil

Ultimas Noticias
Tipografia

Projeto de Lei do deputado Kim Kataguiri (DEM/SP) inclui a instituição no Programa Nacional de Desestatização - Por Jair Rosa

 

 NAOPL TOPO

Em defesa do BB, diga NÃO ao PL 461/2021

Aposentados e pessoal da ativa devem se unir em defesa do banco público, acessando enquete da Câmara dos Deputados sobre o tema e assinalando a opção na qual discorda totalmente da proposta  

 

No dia 17 de fevereiro, enquanto o país lamentava as mais de 243 mil mortes pela Covid-19 e imperava apreensão geral pela escassez de vacinas, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) encaminhou à presidência da Câmara dos Deputados projeto que “altera a Lei  9.491 de 1997 a fim de incluir o Banco do Brasil no Programa Nacional de Desestatização”.

O PL 461/2021 aguarda despacho da presidência da Câmara, mas já foi colocada enquete para apurar a opinião da população sobre o assunto.

Entidades como Sindicatos de Bancários, Contraf-CUT, ANABB, entre outras, estão orientando seus filiados a acessarem o site da enquete e dizer NÃO ao PL. Para isso marque a opção Discordo Totalmente.

“Um dos principais compromissos da AFABB-SP é a luta na defesa dos direitos de seus associados junto ao Banco do Brasil (artigo 4º do Estatuto Social), a CASSI e a PREVI. Por isso, também apoiamos essa luta em defesa do banco público, cuja privatização, além de trazer prejuízos irreparáveis ao País, também provocaria danos aos aposentados, principalmente no que se refere à CASSI e à PREVI”, afirma o presidente da AFABB-SP, Francisco dos Santos Filho, o Chicão. 

NAOPL NAO

Para votar acesse o link

https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2270313

 

É o começo – Rejeitar o PL já na enquete é um passo importante para mostrar aos parlamentares que a sociedade é contra a privatização do Banco do Brasil. Mas será preciso continuar a batalha até que a instituição esteja segura.

Na apresentação do PL, o deputado do DEM deixa clara a intenção de incluir o BB no Programa Nacional de Desestatização sem sequer passar por debate profundo no Congresso Nacional.

Veja o que revela trecho do PL: “O presente projeto de lei altera o art. 3º da Lei 9.491, a fim de excluir a menção feita ao Banco do Brasil no art. 3º da referida Lei. Assim, o Banco do Brasil não mais figurará entre as entidades excluídas do escopo da Lei 9.491, o que possibilitará ao governo promover a sua imediata privatização sem necessidade de autorização legislativa específica, bastando a aprovação do Conselho Nacional de Desestatização (CND). O Banco do Brasil S.A. é sociedade de economia mista, com ações negociadas na Bolsa. A realização da sua privatização é muito mais simples do que a privatização de outros bancos públicos, porque ele não tem nenhuma peculiaridade que dificulte sua privatização, tal e qual ocorre com a Caixa Econômica Federal, que faz parte do sistema nacional de habitação e controla as loterias...”

Para impedir que isso ocorra, além de orientar o NÃO ao PL, entidades associativas e sindicais também iniciaram contatos com parlamentares para ampliar a defesa do banco público. 

 

NAOPL CLIQUE

CLIQUE, ACESSE A CONSULTA ONLINE E DIGA NÃO!

 


 LOGO ASSINATURA

.......................