Parabéns, aposentados!!!

Ultimas Noticias
Tipografia

24 de janeiro é a data nacional para homenagear esse importante segmento da sociedade - Por Jair Rosa

 

APOSE topo

 

O Dia Nacional do Aposentado foi instituído oficialmente pela Lei 6926/81, na mesma data - 24 de janeiro - em que foi aprovada a Lei Eloy Chaves, em 1923, que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão, o embrião da Previdência Social. 

De acordo com dados oficiais, até meados de 2020, os aposentados e pensionistas do INSS chegavam a 30,8 milhões no Brasil. “Creio que o número poderia ser maior.

Não podemos esquecer que, devido à pandemia, os postos do INSS ficaram vários meses fechados. Segundo noticiado na imprensa, isso provocou enorme ‘fila’ de trabalhadores que aguardam ser atendidos para terem seus pedidos analisados e os  benefícios concedidos”, observa o presidente da AFABB-SP, Francisco dos Santos Filho, o Chicão.

Ao contrário do que muitos analistas apontam, em artigos ou em depoimentos, que as aposentadorias e pensões são grande fardo para as contas do País, estes segmentos, na verdade, proporcionam alavancagem para a economia nacional.

Isso porque boa parte ou a totalidade dos recursos recebidos por aposentados e pensionistas voltam para a economia, por meio de aquisição e produtos de primeira necessidade.

Para dar vaga noção do que estamos falando, basta verificar informações divulgadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre o 13º salário pago aos trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas em 2020. 

Os aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS) totalizam 30,8 milhões, ou 38,4% do total, e receberam cerca de R$ 47,5 bilhões. Além desses, aproximadamente 1 milhão de pessoas (ou 1,3% do total) são aposentados e beneficiários de pensão da União (Regime Próprio). 

Há ainda um grupo formado por aposentados e pensionistas dos estados e municípios (regimes próprios) que receberam o 13º e que não pode ser quantificado no final de 2020”.

Além de auxiliar os setores da economia envolvidos nesse processo –alimentação, higiene pessoal, medicamentos, etc -, a cada compra realizada há o recolhimento dos mais variados impostos destinados a estados, municípios e à União.

“Essas pessoas contribuíram boa parte de suas vidas para o crescimento do País enquanto estavam na ativa. Continuam sendo fundamentais no sustento de milhões de lares e também para ajudar a Nação a atravessar um dos momentos mais difíceis de sua história. Aposentados e pensionistas são essenciais para ajudar a economia a girar e evitar perdas ainda maiores nos mais diversos segmentos”, defende Francisco.

A avaliação do presidente da AFABB-SP ganha mais força quando se observa dados de pesquisa Onde estão os idosos? Elaborada em 2020 pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social).

Entre outras informações relevantes, a pesquisa revela: “Os idosos são as pessoas de referência ou os chefes de família de 19,3% dos domicílios brasileiros. Na relação que ocupam com a pessoa de referência da casa, eles são 91,5% dos avós, 69% dos sogros ou sogras e 61,2% dos pais ou mães."

 

 APOSE MIOLO

 

AFABB-SP e os aposentados e pensionistas

Defender os interesses dos associados – aposentados e pensionistas - do Banco do Brasil -, fortalecer sua unidade e promover atividades socioculturais. Esses são alguns dos objetivos que norteiam a atuação da AFABB-SP desde a sua fundação há 31 anos. 

Assim sendo, é difícil celebrar o Dia Nacional do Aposentado, 24 de Janeiro, sem fazer referências também à atuação da Associação. “Os associados são a razão da existência da Entidade. Todos os recursos arrecadados por meio das mensalidades são totalmente destinados à manutenção de sua infraestrutura e para promover atividades sociais, culturais e assessoria jurídica mesmo nesses tempos de pandemia”, afirma Chicão.

“No Dia Nacional do Aposentado parabenizo, em nome da Diretoria e dos funcionários da Entidade, a todos os integrantes de nosso corpo social e convido os demais colegas que também filiem-se à Associação”.

 


LOGO ASSINATURA

...............