ANABB fará série de matérias sobre o Pix, que começa em 16 de novembro

Ultimas Noticias
Tipografia

O objetivo é que até o dia 16 de novembro, data em que o Pix começa a funcionar, os associados estejam informados e saibam como operacionalizar a nova ferramenta. Acompanhe aqui!

 

PIX1 TOPO

 

(3) Em 29.10.2020 às 17:06

Benefícios e aplicabilidade do Pix no dia a dia

Nesta terceira matéria sobre o pagamento instantâneo, a ANABB explica como será o uso e o funcionamento da novidade

O Pix promete revolucionar a maneira com que os brasileiros fazem transferências bancárias, pagam contas ou até mesmo como fazem compras. De acordo com o Banco Central, a ferramenta foi criada para ser um meio de pagamento bastante amplo. E qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito utilizando os diferentes meios (TED, DOC, cartão, boleto etc), poderá ser pelo Pix e com o aparelho celular.

Mas como irá funcionar de fato, como poderei fazer um Pix e para quem?

O BC explica que as ferramentas atuais continuarão a existir e que o Pix veio para somar. “A diferença é que com o Pix não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a chave de identificação. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. Funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.”

Para os usuários pagadores, o objetivo é oferecer soluções que permitam que a realização de um pagamento instantâneo seja tão fácil quanto realizar um pagamento em dinheiro.

As transferências e pagamentos poderão ser utilizados da seguinte forma:

  • entre pessoas;
  • entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico;
  • entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo;
  • para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos.

As transações de pagamento por meio de boleto podem ser feitas pela leitura de um QR Code. Essa forma possibilita a liquidação em tempo real, sendo que o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário.

As transações de pagamento utilizando cartão de débito exigem uso de maquininhas ou instrumento similar. Com o Pix, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento. 

 

SEGURANÇA NA OPERACIONALIZAÇÃO

O Banco Central enfatiza ainda que as operações feitas através da ferramenta são seguras. Segundo o BC, o Pix conta com "motores antifraude" operados pelas instituições que ofertam o serviço. Eles permitem identificar transações atípicas, fora de perfil do usuário, bloqueando para análise as transações suspeitas por até 30 minutos, durante o dia, ou 60 minutos à noite e rejeitando aquelas que não se confirmarem como uma transação segura.

“As instituições poderão estabelecer limites máximos de valores para as transações com base no perfil de cada cliente, período, titularidade da conta, canal de atendimento e procedimento para iniciação. Tais limites se ancoram nos limites estabelecidos para outros instrumentos de pagamento, como TED e cartão de débito”, completa o BC.

O Pix, assim como outros meios eletrônicos, terá transações integralmente rastreáveis, por serem operações de conta a conta. Ou seja, o destinatário de uma transferência financeira em situação de sequestro ou outro meio de coação ilícita é totalmente identificado.

 

BENEFÍCIOS DO PIX

PIXANAB IMG 3 1.jpgFonte: Banco Central 

 


(2) Em 28.10.2020 às 15:38

Como cadastrar a chave Pix no Banco do Brasil

O BB está entre as instituições que mais cadastraram clientes. Confira como fazer o seu cadastro na ferramenta

O Banco do Brasil está entre as 10 instituições financeiras que mais cadastraram chaves de identificação do Pix, segundo dados do Banco Central. Além das vantagens do pagamento instantâneo com o uso da nova ferramenta, o BB oferece a possibilidade de concorrer a prêmios para quem cadastrar a chave na instituição.

 

O QUE É A CHAVE PIX?

A chave é um dado utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

De acordo com o BC, a chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

 


CONFIRA O PASSO A PASSO DE COMO CADASTRAR A CHAVE NO APP BB

Por questões de segurança, o recomendável é que o cadastramento seja realizado no Aplicativo e no internet banking do Banco do Brasil.

É necessário ter o aplicativo do BB instalado no seu celular. O App está disponível tanto em Android quanto em iOS. Após o download, siga o seguinte passo:

 

  1. Se já tiver o app instalado, confira nas lojas especificas Google Play ou na App Store se o App está atualizado. Se necessário atualize.
  2. Abra o aplicativo e faça o login na sua conta.
  3. Na tela principal do App, acesse a opção Pix, logo no centro da tela.

PIXANAB IMG1


 

  1. Em seguida, selecione a opção “cadastrar chave”.

PIXANAB IMG2

 

  1. Na próxima tela, é possível escolher qual tipo de chave você deseja cadastrar. Selecione uma das opções e clique em “Avançar”.

PIXANAB IMG3

 

  1. Se a opção de chave for CPF, e-mail ou número do telefone celular, basta escolher em qual conta do BB deseja cadastrar o dado.

PIXANAB IMG4

 

  1. Caso não queira utilizar nenhum dos seus dados como chave, você tem a possibilidade de cadastrar uma “chave aleatória”. Nesta etapa será necessário criar um apelido para a chave. Conforme consta no App, ao clicar em “Avançar”, o Banco Central gerará aleatoriamente um conjunto de símbolos e números para ser a sua chave Pix.

PIXANAB IMG5

 

  1. Feito isso, basta escolher a conta em que deseja cadastrar a chave.
  2. Agora é só esperar o uso do Pix para começar a fazer suas transações gratuitamente.


Quem não é cliente do BB pode também cadastrar as chaves e concorrer aos prêmios que a instituição está oferecendo. Segundo o Banco, basta baixar o Aplicativo do BB, abrir uma Conta Fácil pelo canal e seguir o passo a passo acima para cadastrar as chaves. Não é necessário o deslocamento a uma agência do Banco.

Clique aqui e confira mais informações sobre o Pix no BB e como concorrer as premiações.


Na próxima matéria falaremos sobre como será o funcionamento e a aplicabilidade do Pix.

 


(1) - Em 27.10.2020 às 16:48

Banco Central garante que o Pix é seguro

Em entrevista à ANABB, o BC afirma que a nova ferramenta é tão segura como qualquer outra transação bancária

A partir de 16 de novembro, o Pix começará a funcionar. O cadastro nas instituições para aderir à ferramenta já iniciou desde 5 de outubro. Mais de 50 milhões de chaves Pix, que serão utilizadas para identificação e uso do novo sistema de pagamentos e transferências, já foram cadastradas. E a pergunta de muitos associados da ANABB é: o Pix é seguro?

O Banco Central do Brasil garante que sim. Para tentar responder o mais correto possível, a ANABB foi em busca de informações direto na fonte, com criador da ferramenta que respondeu uma série de questionamentos enviados pela Associação.

De acordo com o BC, o Pix tem camadas adicionais de segurança exclusivas, alinhadas com as novas tecnologias. Além da proteção da rede pelo Sistema Financeiro Nacional, o Pix conta com técnicas de biometria, autenticação de dois fatores e reconhecimento facial.

“O Pix apresenta segurança superior aos demais instrumentos de pagamento nos crimes ‘sem contato pessoal’, considerando as exigências de autenticação robusta utilizando senha, biometria ou reconhecimento facial. Todos esses mecanismos em conjunto fazem o Pix um meio de pagamento tão ou mais seguro que os demais, a exemplo de transferências bancárias e cartões”, disse o Banco Central.

O BC desempenha dois papéis no âmbito do Pix: o de regulador, definindo as regras de funcionamento do pagamento instantâneo, e o de gestor das plataformas operacionais, provendo as infraestruturas tecnológicas necessárias.

 

COMO CADASTRAR A CHAVE PIX COM SEGURANÇA

A forma mais segura de fazer o cadastro de uma chave do Pix é pelo aplicativo da instituição financeira, de forma voluntária e sem partir de nenhum link recebido via SMS ou e-mail. No Banco do Brasil já existe a opção disponível no site e aplicativo do BB.

Confira algumas dicas repassadas pelo Banco Central para evitar que os associados caiam em fraudes ou exponham os seus dados:

  • Não entre em sites ou instale no celular aplicativos desconhecidos.
  •  Não há sites ou aplicativos do Banco Central ou do Pix criados exclusivamente para cadastramento das chaves, nem para a realização das transações Pix.
  • O cadastramento das chaves é realizado em ambiente logado no aplicativo ou site da sua instituição de relacionamento, o mesmo que já é utilizado para as demais transações financeiras, como consultar saldo, fazer transferências ou tomar dinheiro emprestado.
  • O cadastramento das chaves requer o consentimento do cliente e para cadastrar a chave Pix é feita uma validação em duas etapas. O cadastro do número de celular ou do e-mail como chave Pix depende da confirmação por meio de um código que será enviado, por exemplo, por SMS ou para o e-mail informado. Já o CPF/CNPJ só pode ser usado como chave se estiver vinculado à conta, informação necessária no momento de sua abertura, comprovada por meio de documento.

O Banco Central tem monitorado e supervisionado continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes. Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o BC enfatiza que punirá os infratores nos termos da regulação vigente.

Clique aqui e confira a lista de empresas cadastradas para oferecer o Pix.

Na próxima matéria mostraremos o passo a passo de como cadastrar a chave Pix no Banco do Brasil. Acompanhe!

 


logo anabb

Fonte: Agência ANABB

LOGO peq NOV AZUL

..................