Conselho Deliberativo homologa consulta da CASSI

Ultimas Noticias
Tipografia

Atualizado em 04.12.2019, às 17:40 -De acordo com Caixa de Assistência o voto SIM atingiu o quórum necessário para promover mudança estatutária -  Redação AFABB-SP

aaaSELO pequeno 30 ANOSO Conselho Deliberativo da CASSI homologou na sexta, 29 de novembro, o resultado da consulta ao corpo social que aprovou a mudança estatutária da entidade.

A consulta foi realizada de 18 a 28 de novembro e dos 167.557 associados habilitados, 124.267 (74,16%) exerceram o direito de voto. Foram 81.982 (65,97%) votos favoráveis à proposta e 39.608 (31,87%) contrários, com 1.161 (0,93%) brancos e 1.516 (1,22%) nulos. Considerando apenas votos válidos, a proposta foi aprovada com 67,42% dos votos.

Por haver questionamentos sobre se o quórum foi de fato atingido, a CASSI disponibilizou em seu site (www.cassi.com.br), nota de esclarecimento onde destaca: “... a CASSI esclarece que a consulta ao corpo social aprovou a proposta de recuperação com 81.982 votos ‘sim’, atingindo o quórum de 2/3 dos votos favoráveis exigidos pelo estatuto vigente.

Assim, não procede a alegação de que o quórum necessário não teria sido alcançado, Cabe destacar que a opção do voto ‘sim’ (81.982) prevaleceu em relação ao voto ‘não’ (39.608), com 67,4% do total, considerados para isso todos os votos dos associados que responderam objetivamente à pergunta.”

A nota também cita posicionamento do TSE que se manifestou no sentido de que votos nulos “são como se não existissem, ou seja, não são válidos para fins de quórum de aprovação...”

A proposta apreciada pelo funcionalismo em todo o País, da ativa e aposentados, é fruto do debate de entidades representativas - Contraf-CUT, ANABB, AAFBB, FAABB - e a diretoria do Banco do Brasil, diretores e conselheiros eleitos e indicados da CASSI.

No site da CASSI também foram disponibilizadas diversas informações detalhando a proposta.

 

Em tempo – A Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) enviou na sexta-feira, 29 de novembro, ofícios ao Banco do Brasil, à presidência e ao Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência questionando o resultado da consulta .

A Contec argumenta que o quórum necessário para a mudança estatutária não foi atingido e solicita que o BB retifique o comunicado ao mercado sobre a aprovação da proposta. Junto à presidência e ao Conselho Deliberativo solicita a impugnação do resultado da consulta.

Acompanhe os desdobramentos da discussão em nosso site.

.................