Palestra CASSI trouxe à tona causas e efeitos do Alcoolismo e Tabagismo

Ultimas Noticias
Tipografia

Psicóloga e psiquiatra do Programa de Saúde Mental da CASSI falaram na AFABB-SP sobre a prevenção, tratamento e redes de apoio – por Juca Varella

 

SELO 30 ANOSNa tarde da última terça-feira, 29 de outubro, as profissionais da CASSI, a psicóloga Aline Fernanda S. Barbosa e a psiquiatra Rita Regina Fabri Cabral apresentaram a associados e convidados importante palestra sobre Tabagismo e Alcoolismo, duas drogas que, por serem consideradas lícitas e socialmente aceitáveis, são inimigas silenciosas e podem causar danos devastadores.

Alcoolismo – É a dependência do indivíduo ao álcool e considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. Afeta não só o dependente mas também sua família, amigos e colegas de trabalho. Algumas de suas consequências são: humor instável, comportamentos inadequados e agressivos, falta de coordenação motora, problemas de memória, falta de discernimento, depressão e outras.

A médio e longo prazo provocam efeitos físicos como problemas gastrointestinais, neuromusculares, cardiovasculares e sexuais. Como qualquer doença, o alcoolismo precisa de tratamento especializado com uso de medicamentos, psicoterapia e, principalmente, apoio de amigos e familiares.

 

aft2Alcoolismo e Tabagismo foram tema de palestra na AFABB-SP

 

Tabagismo – O ato de fumar, no passado, era considerado charmoso e seus males não eram levados em consideração. Socialmente aceito durante muitas décadas, o efeito estimulante causado pela nicotina levava, principalmente os jovens, a experimentar uma falsa sensação de prazer. Com o tempo o cigarro acaba se tornando um ser personificado, um amigo fiel tanto para os momentos bons ou ruins da vida.

Os estragos causados pelo cigarro são enormes: o fumante vive, em média, 8 anos a menos; dificulta a memória e o aprendizado; causa danos à mucosa da boca; está ligado a cerca de 50 tipos de doenças e é responsável em um a cada três casos de câncer.

 

Se você é afetado de alguma forma por algum desses males, procure o auxílio dos profissionais da CliniCASSI mais próxima e se informe.

 

Acompanhe nossa programação e fique ligado aos próximos eventos.

Participe!

 

Veja a apresentação completa aqui

 

......................