FUNARTE São Paulo – Arte, Memória, Resistência. Dos tempos da Baronesa aos dias de hoje

Ultimas Noticias
Tipografia

Na última quinta-feira, 17/10, a coordenadora da Fundação Nacional de Artes, Maria Ester Lopes Moreira, apresentou na AFABB-SP um raio-x da entidade e destacou sua importância para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas para o setor artístico - por Juca Varella

 

SELO 30 ANOSFundada em 1975, a FUNARTE atua no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com foco voltado para o circo, dança, teatro, música e artes visuais, além da preservação da memória das artes e pesquisa no âmbito artístico.

Em São Paulo administra o TBC- Teatro Brasileiro de Comédia, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet e o Complexo Cultural Funarte. São dezenas de espaços que reúnem salas de exposições, circo, teatros adulto e infantil, teatro de arena, centros de convivência, sala de concertos, galpões e muitos outros. Os Galpões Lulu Librandi, no Complexo Cultural Funarte na Alameda Nothmann, 1058, em Campos Elíseos, foram palco dos famosos shows do Projeto Pixinguinha, na década de 1970.

 

FUN MIOLOCoordenadora da FUNARTE-SP fez um raio-x da entidade e destacou projetos culturais

 

Maria Ester apresentou um panorama das ações da FUNARTE em São Paulo e destacou para os associados e convidados as atividades artísticas e culturais dos últimos anos, entre elas a criação do site Vozes da Funarte, que resgata a história das artes e da cultura em São Paulo.  Vale a visita: http://sites.funarte.gov.br/vozessp/

 

FUN MIOLO 1Home page do site Vozes da Funarte SP resgata a história das artes e cultura

 

 

A FUNARTE

Missão - Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.

Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cidadania, alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.

O trabalho de mais de 40 anos da Fundação inspirou a criação de dezenas de entidades municipais e estaduais assemelhadas, em todo o território nacional.

Atuação - Para alcançar seus objetivos, a Fundação Nacional de Artes tem atuado continuamente no fomento à produção nessa área; na formação de público; e na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações – algumas delas em versão digital, disponíveis no portal http://www.funarte.gov.br/

 

Maria Ester Lopes Moreira

É Coordenadora Geral Funarte São Paulo,  Mestre em História Social da Cultura com ampla experiência na Direção, Gestão, Coordenação e Desenvolvimento de Instituições, Programas e Projetos, com destaque para projetos sociais, culturais e de educação no terceiro setor e no setor público.

 

Veja a galeria de fotos e a apresentação completa

 

..........................................