Parabéns bancários e bancárias. Hoje é o seu dia!

Ultimas Noticias
Tipografia

Dia 28 de agosto de 1951. Os bancários decidiram parar para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Depois de 69 dias de greve, os bancários conquistaram 31% . Foi a maior greve da história da categoria. Nascia o Dia do Bancário


SELO 30 ANOS
Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da  categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.



“Hoje, mais do que nunca, temos que lembrar dessa história. Mais uma vez precisamos manter a categoria unida e nos fortalecer para lutarmos contra os ataques que estão sendo desferidos não apenas contra nossa categoria, mas contra toda a classe trabalhadora”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “O maior motivo de nossa comemoração deve ser a manutenção de nossa aposentadoria e de todos os demais direitos expressos em nossa CCT”, completou.

 

Muito além do reajuste

Mas, além do reajuste, a greve de 1951 também fez surgir sindicatos de bancários em vários pontos do país. Assim, também é indiscutível a importância da greve para a organização da luta da categoria, que de lá para cá obteve muitas outras conquistas. “Nossa categoria é a única do país com uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional. Nossas negociações são realizadas em mesa única, com bancos públicos e privados e nossas conquistas são válidas para bancários de todo território nacional”, ressaltou a presidenta da Contraf-CUT.



Outro mérito da greve de 1951, foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O Dieese nasceu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.

 

Fundação da CUT

O dia 28 de agosto também deve ser comemorado como dia de luta por ser o dia de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Ainda durante a ditadura militar.

Fonte: Contraf-CUT 

....................

 

MENSAGEM DA ANABB

Parabéns Bancários!

No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Bancário e a ANABB parabeniza a todos pelo profissionalismo e dedicação

 

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a ANABB parabeniza os associados e demais funcionários do Banco do Brasil que, com profissionalismo e dedicação, contribuem para o desenvolvimento do nosso País. Afinal, hoje, 28 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Bancário.

 

Nesta data, cabe-nos, por um dever de justiça, reconhecer o comprometimento que os bancários, em especial os mais de 96 mil funcionários do BB, têm com os clientes, com a instituição e com o crescimento do Brasil.

 

Os números do BB mostram o resultado de seus esforços, somente no primeiro trimestre de 2019, o BB apurou lucro líquido ajustado de R$ 4,247 bilhões, o que representa alta de 40,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A escolha desta data tem origem quando o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber do governo uma proposta insignificante de reajuste salarial. Isso aconteceu no dia 28 de agosto de 1951. Vários sindicatos aderiram à greve em todo o país. Após 69 dias de greve, os bancários conseguiram um reajuste de 31% nos salários. Mesmo que muitos tenham perdido seus empregos e tenham sido alvo de represálias, a insistência e a força dos bancários daquela época se tornaram um exemplo para a classe e a data passou a ser comemorada.

 

A ANABB agradece a todos os bancários pelo trabalho de qualidade e competência e por dedicarem as suas vidas à economia do nosso país.  Parabéns! A ANABB quer, a cada ano, contribuir para que esse dia seja motivo de mais comemorações.

 

28 de agosto – Dia Nacional dos Bancários.

 

Fonte: Agência ANABB

............................