Hipertensão: o que é e como evitar

Ultimas Noticias
Tipografia

Palestra detalhou as causas, efeitos e modos de evitar uma doença silenciosa que aflige e mata milhõespor Juca Varella

 

SELO 30 ANOS

 

O que é Hipertensão?  Na tarde da última terça-feira, 25 de junho, a enfermeira da CliniCASSI Áurea Marczak, respondeu em detalhes essa questão, e deu dicas importantes de como evita-la.

Hipertensão Arterial – ou Pressão Alta – ocorre quando a pressão que o sangue faz nas paredes das artérias para circular em nosso organismo é muito forte e acima dos limites normais. Esse excesso de pressão tem consequências gravíssimas e podem ser fatais, principalmente em idosos. Algumas delas são: diminuição da visão por lesões na retina, doenças como infarto e arritmias que causam desgaste acelerado do coração, lesão nas artérias, danos sérios aos rins, derrame cerebral e outros.

 

CAR PAL mioloAssociados e convidados acompanharam com atenção palestra sobre Hipertenção Arterial ministrada pela enfermeira Áurea Marczak 

As causas da pressão arterial ainda não são totalmente conhecidas com precisão, mas sabe-se que fatores hereditários, idade, raça, peso, consumo excessivo de álcool, falta de exercícios físicos, estresses e, principalmente, o tabagismo e a alimentação inadequada são fatores que desencadeiam esse mal. Os sintomas da Hipertensão não se manifestam de forma muito clara, mas dores de cabeça, hemorragia nasal e o cansaço excessivo são algumas de suas manifestações. O ideal é que se faça acompanhamento constante da pressão arterial. Essa é a melhor maneira de saber se um indivíduo é hipertenso ou não.

O que devemos fazer para prevenir a hipertensão?  Para começar devemos nos focar em uma boa alimentação que deve ter pouco sal, baixas calorias e pouca gordura animal. Alimentos frescos e pouco processados são recomendáveis. Exercícios físicos frequentes e adequados a cada indivíduo são altamente eficazes, assim como evitar situações que causem estresse. Medicamentos para diminuir a pressão arterial também são usados em casos que exigem maior cuidado. O que não se pode fazer de modo algum é a alto medicação.

Depois da importante palestra os aniversariantes do mês foram homegeados com um lindo bolo no salão de eventos do 12° andar.

 

Veja aqui as fotos e a apresentação completa da palestra.

Fique com a gente e acompanhe os próximos eventos!

..........................................