Outubro Rosa - Previna-se contra o câncer de mama

Saúde
Tipografia

A CASSI preparou um hotsite com orientações importantes sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Não deixe de ver! Cuide sua saúde em outubro, novembro, dezembro, janeiro... E sempre!

 

 ROSA topo

Vamos falar sobre o câncer de mama?

Falar sobre câncer de mama nem sempre é uma tarefa simples, mas conversar sobre o tema abertamente ajuda mulheres em todo o mundo a descobrirem a importância da prevenção. A postura atenta em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), vamos fechar o ano de 2020 com cerca de 66 mil novos casos.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Embora raro, a doença também acomete homens, apenas 1% do total de casos.

ROSA IMG 1

ROSA IMG 2

 

O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos.

Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.

 

Diagnóstico

IMG 4

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

A confirmação só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.

 

 

  

A CASSI PREPAROU UM HOT SITE ESPECIAL PARA O OUTUBRO ROSA

NÃO DEIXE DE VER!

ROSA VISITE

CLIQUE E VEJA

  


Fonte: CASSI

logo afabb peq rosa

 

...................................................