24 de junho – Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Saúde
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Acidente atinge todas as idades, mas a pessoa idosa figura entre as mais atingidas de acordo com a OMS

 

QUEDA IDOSO MIOLO1Quedas - Dia Mundial de prevenção

 

Redação com informações do Ministério da Saúde

Todas as pessoas, independentemente da idade, correm o risco de sofrer uma queda, seja em decorrência de mal estar súbito, da perda de equilíbrio em piso escorregadio ou em calçada irregular, tapete solto entre outras causas. No entanto, quando o acidentado é uma pessoa idosa, o problema pode ser bem mais sério, podendo levar a sequelas permanentes, que comprometem a mobilidade, e até a óbitos.

Para alertar a população sobre os riscos e consequências, a Organização Mundial de Saúde (OMS), dedicou o 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Data que também foi incorporada ao calendário do Ministério da Saúde do Brasil e tendo como público-alvo a pessoa idosa.

A escolha do segmento pode ser explicada por dados de relatórios globais da  OMS sobre prevenção de quedas para a pessoa idosa que revela:  a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos vai de 28% a 35% e entre 32% e 42% para a faixa etária com mais de 70 anos.

Outro estudo aponta que, no Brasil, aproximadamente 30% dos idosos que vivem em comunidade caem, 50% destes ficam com a mobilidade reduzida e de 5% a 10% sofrem alguma fratura. A OMS registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, sendo 600 mil só no Brasil. Destas, 90% são causadas por quedas.

Dessa forma, a AFABB-SP orienta seus associados a tomarem cuidados simples, mas que podem evitar acidentes. Leia abaixo algumas recomendações do Ministério da Saúde.

Como prevenir quedas

1. Evitar tapetes soltos
2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados
3. Usar sapatos fechados com solado de borracha
4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro
5. Evitar andar em áreas com piso úmido
6. Evitar encerar a casa
7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa
8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar
9. Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer
10. Utilizar sempre a faixa de pedestre
11. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.


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