Campanha de vacinação contra a gripe 2019

Saúde
Tipografia

Vacina influenza trivalente é a melhor forma de se proteger da doença. AFABB-SP orienta aposentados e pensionistas a tomar a dose em um dos 40 mil postos de saúde disponibilizados pelo Ministério da Saúde 


Começou dia 10 de abril e segue até  31 de maio, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza). A CASSI tem orientado o público-alvo da campanha a se imunizar em um dos 40 mil postos de vacinação em todo o País. Já a AFABB-SP não terá vacinação em sua sede, embora tenha feito esforços para que isto ocorresse.


De acordo com informação do Ministério da Saúde, neste ano, a vacina influenza trivalente será ministrada a grupos prioritários, que incluem crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população indígena, professores de escolas públicas e particulares, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e trabalhadores da saúde.


Para se vacinar, procure a Unidade Básica de Saúde UBS) mais próxima e apresente o seu cartão de vacinação. Vale destacar a vacina não é indicada para crianças menores de seis meses e pessoas com alergia severa a ovo.  Veja na tabela abaixo o Calendário Completo de Vacinação do Idoso 2018-2019 da Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIm.


Mitos e verdades sobre a gripe

 

A GRIPE PODE MATAR?

VERDADE
Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como o de pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.



GRIPE E RESFRIADO SÃO DOENÇAS DIFERENTES?

VERDADE
Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave e pode evoluir para pneumonia. O resfriado é mais brando e dura menos tempo.



EM GESTANTES, A VACINA FAZ MAL PARA O BEBÊ?

MITO
Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

 


É POSSÍVEL PEGAR GRIPE APÓS TOMAR A VACINA?

MITO
Não. A vacina contra a gripe é feita com vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são imunizadas.

 



É PRECISO TOMAR A VACINA TODOS OS ANOS?

VERDADE
Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de 12 meses. Segundo, porque a cada ano pode existir a circulação de vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe. 

 



A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO É A VACINA?

MITO
A vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a gripe, mas outras medidas ajudam na prevenção.


Cuidados básicos que evitam a gripe

• Lavar as mãos com água e sabão, regularmente.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, tolhas, etc. 
• Manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações.
• Evitar contato com pessoas que apresentam sinais e sintomas de gripe.
• Utilizar lenços descartáveis para limpar o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
• Caso faça parte do público alvo da vacina contra a gripe, imunize-se todos os anos.


Conte com a CliniCASSI

Em caso de dúvidas ou algum sintoma procure a CliniCASSI mais próxima. Nossos profissionais de saúde estão preparados para realizar o diagnóstico e indicar o melhor e mais adequado tratamento para você e sua família.

 

Calendário Completo de Vacinação do Idoso 2018-2019 da Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIm

 

VAC IDO miolo

 


Redação com CASSI, Ministério da Saúde e SBIm

 

 

...............................