Visite patrimônios culturais da Europa sem sair de casa

Cultura e Lazer
Tipografia

O Guia da Semana preparou um roteiro de visitas virtuais incríveis para você "viajar" na quarentena. Aproveite!

 

 PATRI EURO topo

 

Sem poder viajar? Sem problemas, pois o Google Arts & Culture permite que você viaje por vários países em só dia sem sair de casa. O mais legal é que você pode conferir algumas das atrações turísticas mais famosas, além de poder entrar em museus, palácios, castelos, sítios arqueológicos e muito mais.

Já pensou em conhecer alguns dos pontos que fazem parte da lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco? São locais como o Palácio de Versalhes, a Torre de Pisa, Stonehenge e muito mais.

Pensando nisso, o Guia da Semana trouxe 9 patrimônios europeus para você fazer uma tour online. Confira:

 

 

Torre Inclinada de Pisa, Itália

PATRI EURO PIZA

Confira este local aqui

A Torre inclinada de Pisa é um dos cartões postais de Pisa e da Itália. A torre é a campanária da Catedral de Pisa, e se localiza bem atrás da igreja. Com o Google Arts & Culture, é possível visualizar tanto a catedral quanto a torre, percebendo sua inclinação a sudoeste. É possível ficar bem na base da torre e visualizá-la de todos os ângulos, além de poder apreciar todos os detalhes da construção.

 

 

Palácio Nacional de Sintra, Portugal

PATRI EURO SINTRA

Confira este local aqui

O Palácio Nacional de Sintra é um dos palácios mais antigos da cidade e um dos points mais visitados para quem vai a Lisboa. Talvez não seja o mais luxuoso, mas a construção marca um período importante da história de Portugal: a ocupação dos mouros. Isso se traduz na decoração e arquitetura que mistura elementos árabes e portugueses. A sua construção com os elementos portugueses começou no século XV, porém, ela foi aproveitada de uma antiga edificação muçulmana.

 

 

Palácio de Versalhes, França

PATRI EURO VERSALHES

Confira este local aqui

O Palácio de Versalhes é um dos pontos turísticos mais conhecidos da França. Construído sob o comando de Luís XIV, o palácio era o epicentro do poder francês e da vida da corte até que a família retornou à Paris após a Revolução Francesa. Para construir este elaborado palácio, foram empregados 30 mil funcionários e militares, que ajudaram a formar seus salões gigantescos e jardins de paisagens deslumbrantes.

 

 

Hipogeu de Hal Saflieni, Malta

PATRI EURO MALTA

Confira este local aqui

Construído entre 3300 e 3000 a.C., o Hipogeu de Hal Saflieni fica no subsolo – e acredita-se que o local seja uma necrópole, com restos de cerca de 7 mil pessoas num labirinto subterrâneo. Foi encontrada por acidente em 1902, quando trabalhadores de uma cisterna cavaram até o telhado. O primeiro nível encontra-se a dez metros abaixo do solo. Já o segundo nível possui um trabalho mais refinado de escavação, com salas de cor ocre. Por lá, foram encontradas estátuas arqueológicas, que estão guardadas no Museu Arqueológico de Valeta.

 

 

Biblioteca Nacional da Áustria, Áustria

PATRI EURO AUSTRIA

Confira este local aqui

Localizada em Viena, a Biblioteca Nacional da Áustria é um antro cultural do país e paraíso para os leitores. Por ali, são guardados cerca de 7,4 milhões de itens, de livros a mapas, atlas e trabalhos acadêmicos. A biblioteca guarda tudo o que é publicado no país e no exterior que se relaciona com a Áustria. Seu salão principal, chamado Prunksaal, possui estilo barroco e foi construído entre 1723 e 1726.

 

 

O Castelo de Skokloster, Suécia

PATRI EURO ESTOCOLMO

Confira este local aqui 

O Castelo de Skokloster, localizado em entre Estocolmo e Uppsala, foi construído entre 1654 e 1677 em estilo barroco por Carl Gustaf Wrangel, um nobre sueco de alta patente e comandante militar. Wrangel faleceu antes do interior da casa ser terminado, assim, o “salão inacabado” continua da mesma forma que os funcionários deixaram quando seu empregador morreu. Entretanto, seu palácio luxuoso merece uma visita por dentro e por fora. Na tour, é possível conferir os quadros de retratos enormes, lustres de cristais e tetos de gesso decorados.

 

 

Stonehenge, Reino Unido

PATRI EURO STONE

Confira este local aqui

Já imaginou conhecer o Stonehenge, aquelas peças de pedra de cinco metros de altura organizadas em círculo? Pela plataforma online, você vai poder conferir de pertinho a formação das rochas e andar no meio delas. Não se sabe muito sobre sua função, mas novas teorias sugerem que o local era utilizado para observações astronômicas e funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C. Além disso, sua formação possui algumas lendas – há teorias que indicam que as pedras foram dispostas por povos do neolítico.

 

 

Sanssouci, Alemanha

PATRI EURO ALEMANHA

Confira este local aqui

Em Potsdam, na Alemanha Ocidental, fica o Sanssouci, palácio de verão do Rei Frederico, O Grande da Prússia. Seu nome já dizia a função do castelo, afinal, Sanssouci em francês significa “sem preocupações”, por isso, era o local que o rei visitava para relaxar. Foi concluído em 1747, e trata-se de uma vila de estilo rococó, com jardins, templos e salões bem decorados. O palácio entrou na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade, pela UNESCO, em 1990.

 

 

Casa Batlló, Espanha

PATRI EURO ESPANHA

Confira este local aqui

Construída entre 1904 e 1906, a casa foi um pedido da família Batló e hoje virou museu, tamanha a criatividade e magia dentro do local. Através de um audioguia, é possível se aventurar pela casa e compreender todos os detalhes inscritos na construção.

Sua fachada já impressiona logo de início. A casa participou de uma competição de arquitetura junto com outras duas na mesma rua. Por ser tão diferente e “estranha” das outras, não agradou muito os jurados e acabou perdendo. Hoje, a residência faz jus à beleza da cidade. É inspirada no símbolo de Barcelona (o dragão); e é possível perceber as semelhanças com a criatura: os ossos, dentes e as escamas verde e azuis.

 

 


 

Não acabou ainda!   Clique nos links abaixo e continue sua “viagem”:

 


FONTE: Guia da Semana / Por Lidia Capitani

LOGO MASC REDONDO

...............