Denise Fraga em “Galileu e Eu - A Arte da Dúvida” no Teatro #EmCasaComSesc

Cultura e Lazer
Tipografia

Galileu Galilei, perseguido pela inquisição da Igreja Católica ao descobrir e divulgar que o sol era o centro do universo, e não a terra, é interpretado por Denise Fraga na peça "Galileu e Eu - A Arte da Dúvida". Assista no canal do YouTube do Sesc

 

FRAGA TOPO

Denise Fraga em “Galileu e Eu - A Arte da Dúvida” no Teatro #EmCasaComSesc 

Perseguido pela Santa Inquisição da Igreja Católica ao divulgar a descoberta de o Sol é o centro do universo, e não a Terra, o cientista Galileu Galilei (1564-1642) teve de renunciar publicamente às suas ideias para escapar de processos e da ameaça de tortura.

Exilado, em seus últimos anos de vida escreveu “Discursos e demonstrações matemáticas acerca de duas novas ciências”, obra fundamental, que revolucionou a ciência moderna.

O dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), ao transformar a biografia do italiano na peça “A Vida de Galileu”, demonstrou que a ciência não era desconectada da sociedade de seu tempo e o apresentou como um homem comum que salva a pele por medo.

A experiência da bomba na Segunda Guerra (1939-45) o fez, porém, revisitar sua obra. No texto escrito em 1945 com a colaboração do ator anglo-americano Charles Laughton (1899-1962), que também interpretou o personagem-título, Galileu ganha outro desfecho, que coloca em perspectiva crítica sua postura diante da perseguição.

"Eu te digo, aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”, afirma uma passagem da peça.

Nessa adaptação para o Teatro #EmCasaComSesc, a atriz Denise Fraga, que viveu o personagem na montagem de 2015, discute a ciência, mas também parte do texto para nos levar a uma reflexão sobre a vida e nós mesmos.

Quem de nós não teve que negar o óbvio para seguir adiante? A quantos absurdos costumamos nos submeter com cara de paisagem? E o que fazer para, nesta areia movediça, achar brechas para pequenas revoluções que nos mantenham minimamente em dia com os nossos ideais?

 

FICHA TÉCNICA:

Idealização, Criação e Realização: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça | NIA Teatro Classificação: 14 anos

Espetáculo: “Galileu e Eu - A Arte da Dúvida”, com Denise Fraga 

FRAGA TUBE

CLIQUE AQUI E ASSISTA PELO YOUTUBE

 


FONTE: EmCasaComSesc

 

LOGO MASC REDONDO

......................