Criado em 1991, o Museu da Pessoa reúne mais de 20 mil histórias em seu acervo. São histórias humanas, contadas por gente como a gente. E você pode contar a sua também. Cada pessoa é um museu!
O que é o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo. Está aberto a toda e qualquer pessoa que queira registrar e compartilhar sua história de vida. O acervo reúne quase vinte mil delas, sem contar as fotografias, documentos e vídeos. Conheça e participe. O Museu da Pessoa é seu também.
História
O Museu da Pessoa nasceu para o mundo em 1991, quando, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, a exposição Memória & Migração inaugurou um espaço para que toda e qualquer pessoa pudesse vir contar sua história.
A ideia havia germinado um pouco antes, em 1989, em meio à gravação de 200 horas de histórias de vida de judeus imigrantes vindos das mais variadas regiões do mundo. Este projeto - Heranças e Lembranças: imigrantes judeus no Rio de Janeiro - resultou em um livro, uma exposição no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e um acervo composto por pastas com a história de cada entrevistado.
Ao final do projeto, D. Matilde Lajta, judia austríaca então com 86 anos, disse: "Preciso agradecer a vocês por este projeto. Porque agora sei que já posso morrer. Tive uma vida interessante, marido, filhas, netos... mas agora sei que minha vida, aquela história que é só minha mesmo, minha alma, agora sei que vai ficar."
Ali confirmava-se o propósito do Museu da Pessoa: permitir com que cada pessoa tenha o direito e a oportunidade de ter sua história de vida eternizada e reconhecida como uma fonte de conhecimento e compreensão pela sociedade.
Conte a sua História
Através do portal você pode enviar suas histórias para o acervo do Museu da Pessoa. Além de texto, você pode incluir imagens e vídeos para enriquecer sua narrativa. Assim sua história fica preservada em nosso acervo, podendo ser compartilhada e pesquisada.
COMO CONTAR UMA HISTÓRIA:
- Uma boa história é bem diferente de um bom relatório. História bem contada tem clima, tensão, ritmo, revelações. Tente não contar o fato de um jeito linear, previsível e sem emoção.
- Antes de contar a história, confirme se ela tem começo, meio e fim. Geralmente, o começo introduz o assunto; o meio desenvolve a história; e o final apresenta alguma conclusão.
- Perguntas descritivas e de movimento ajudam a contar uma história, por exemplo: Como era tal lugar? O que você fez depois que saiu de casa?
- Não esqueça de incluir tags (palavras-chave) relacionadas ao relato. (ex. cartas, infância, namoro à distância, telegramas etc).
- Você poderá adicionar fotos relacionadas a sua história e/ou vídeo. Fotos deverão ter no máximo 1 Mb e sua publicação é de responsabilidade do autor. Já o vídeo deverá ser inserido através de link do Youtube. Para isso é necessário que seja feito um upload do vídeo no site www.youtube.com.
- Você também pode gravar sua história por vídeoconferência e depois realizar upload no youtube.
- Clique aqui para saber mais.
ENTÃO, MÃOS À OBRA!
Para enviar histórias você precisa estar cadastrado e logado no portal.
Clique no botão abaixo para realizar seu login.
Para visitar o acervo do Museu da Pessoa você pode acessar o site do Museu ou navegar pelo Google Arts & Culture.
Siga os links abaixo e acesse mais de 20 mil histórias. Bom passeio!
CLIQUE AQUI E VISITE PELO SITE
CLIQUE AQUI E VISITE COM O GOOGLE ARTS & CULTURE
FONTE: Museu da Pessoa
...............................................