Veja a programação cultural do CCBB - Janeiro/2020

Cultura e Lazer
Tipografia

Em janeiro no CCBB tem cinema transcendência, Lumière cineasta, domingos musicais, exposições e muito mais. Use seu Ourocard e ganhe descontos. Confira!

 

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CCBB – JANEIRO DE 2020

 FOLHETO 1

FOLHETO 2

FOLHETO 3

FOLHETO 4

FOLHETO 5

FOLHETO 6

FOLHETO 7

FOLHETO 8

FOLHETO 9

 

Programação detalhada: 

 

CINEMA

Festival Internacional Cinema e Transcendência – São Paulo

Local: Cinema

2 a 13 de janeiro

Todos os dias, exceto às terças

Pela primeira vez em São Paulo, o Festival Internacional Cinema e Transcendência tem a arte cinematográfica como mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal, no intuito de ampliar níveis de consciência através da arte e buscar diferentes reflexões sobre a experiência humana na Terra. No ano do falecimento de João Gilberto, o Festival presta merecida homenagem ao artista, caracterizando sua obra como de transcendência inigualável. A programação inclui uma seleção de cerca de 20 filmes de diversos países, entre longas, médias e curtas, que apresentam olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo. Além da exibição de filmes, haverá debate, vivências, espaço lounge, programação lúdica para crianças e outras atividades de imersão ao tema.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

Lumière Cineasta

Local: Cinema

15 de janeiro a 10 de fevereiro

Todos os dias, exceto às terças

A mostra “Lumière Cineasta” apresenta um recorte de mais de cem curtas-metragens produzidos pela Societé Lumière entre 1895 e 1905. Divididos em sessões temáticas, os filmes serão apresentados junto a curtas, médias ou longas-metragens realizados por outros cineastas, como Jean Renoir, Jacques Tati, Harun Farocki, Dziga Vertov, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, entre muitos outros. Esta mostra de caráter comparativo busca iluminar os principais aspectos da obra dos irmãos Lumière e repensar a história do cinema de maneira transversal, explorando continuidades entre a produção lumièriana e filmes de diversas épocas. A mostra conta ainda com um curso com duração de quatro aulas relacionando a produção dos Lumière a diversos temas.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

 

 

EXPOSIÇÃO

Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]

Local: subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares

Até 27 de janeiro

Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças

A exposição, especialmente concebida para o CCBB, apresenta cerca de 70 obras realizadas no início da carreira da artista (1994) até trabalhos inéditos. Inclui ainda uma instalação site specific, em diálogo com a arquitetura monumental e histórica do edifício. A obra de Shiota existe a partir de seu percurso e de sua existência, o que lhe atribui uma essência autobiográfica. Muito de sua produção, como as instalações, é efêmero, assim como é transitório o próprio ciclo da vida.  Curadoria de Tereza de Arruda.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

 

 

MÚSICA

Domingos Musicais no CCBB

Até 01 de março de 2020

Domingos, 16h30, na frente do CCBB

Série de apresentações musicais gratuitas, em palco móvel, com intuito de promover bandas paulistanas de diversas formações, estilos e gêneros. A programação reúne oito grupos musicais distintos que se apresentam na frente do CCBB aos domingos: Mustache e os Apaches; Quarteto de Cordas Vocais; Quarteto Love Strings; Jazz Brothers; Luzia Zorzi & Sampaname Jazz Trio; Trio Beijo de Moça; No Fervo do Frevo e Grupo Café de Raiz.

Classificação indicativa: livre

Aberto ao público

 

 

PROGRAMA EDUCATIVO

Local: Térreo

2 a 31 de janeiro

Quarta a segunda-feira

O Programa CCBB Educativo  - Arte e Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas contemplam trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, instituições públicas e organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.

As atividades do Programa CCBB Educativo ativam a exposição Linhas da Vida de Chiharu Shiota, em exibição até o dia 27 de janeiro.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11) 3113-3649 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

De segunda-feira a sábado (exceto terças), das 9h às 18h, às terças-feiras, das 12h às 18h. 

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos. E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Local: 2º andar - Linhas da Vida de Chiharu Shiota (até o dia 27 de janeiro de 2020).

De quarta a segunda-feira, das 10 às 19h.

Lugar de Criação

Sáb, Dom e Feriados – 10h às 12h e 14h às 16h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, que se juntam à equipe do Educativo do CCBB no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

Múltiplo Ancestral

Mensal

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade.

Duração: 2h

Visitas Educativas (grupos agendados)

Horários para agendamento:

Seg, Qua, Qui e Sex - 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 19h

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB.

As visitas são oferecidas nos turnos diurnos, vespertinos e noturnos, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial.

Duração: 1h30

E-mail para agendamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Visitas Mediadas (grupos espontâneos)

Seg, Qua, Qui, Sex – 11h, 17h e 18h

Sáb e Dom – 12h

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.


Duração: 1h | Capacidade para até 20 pessoas.

Visitas Mediadas em Libras
Qua - 14h

Sáb e Dom - 17h

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

Duração: 1h   Capacidade para até 20 pessoas.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

 

FONTE:  CCBB

.............................................