Confira a agenda cultural de dezembro no CCBB

Cultura e Lazer
Tipografia

Encerre 2019 com a variada programação do CCBB. Tem cinema, teatro, esposições, música e muito mais. Use seu Ourocard e ganhe descontos!

aaaSELO pequeno 30 ANOS

 

 

AGENDA CUTURAL DE DEZEMBRO NO CCBB

 

CCBB DEZ miolo

 

 

DETALHES DA PROGRAMAÇÃO:

 

CINEMA

 

Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – 9ª edição

Local: Cinema

Até 9 de dezembro

Todos os dias, exceto às terças

Primeiro evento cultural brasileiro a oferecer todas as acessibilidades para pessoas com deficiência e em desenvolver e introduzir no Brasil o recurso da audiodescrição, o Festival se consolidou promovendo a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, superação, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto. Para esta edição o Festival selecionou trinta e oito produções de 20 países, entre curtas, médias e longas-metragens, com temas variados e que reúnem histórias e experiências sobre a pessoa com deficiência. A programação também inclui debates e oficinas.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

Entrada franca, mediante retirada de ingresso gratuito a partir de 1 hora antes do início da sessão.

VI Festival Internacional Cinema e Transcendência

Local: Cinema

18 a 23 de dezembro

Todos os dias, exceto às terças

Pela primeira vez em São Paulo, o Festival Internacional Cinema e Transcendência tem a arte cinematográfica como mediadora entre o sentido estético e a experiência pessoal. Dedicado ao livre pensamento, busca apresentar diferentes reflexões sobre a experiência humana na Terra. A programação inclui uma seleção de filmes de diversos países, entre longas, médias e curtas, que apresentam olhares diferenciados sobre a realidade, a espiritualidade, a arte e o pensamento contemporâneo. Além da exibição de filmes, haverá debates e oficinas e outras atividades como propostas de imersão ao tema.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de 1 hora antes do início da sessão.

 

 

EXPOSIÇÃO

Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]

Local: subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares

13 de novembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020

Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças

A exposição, especialmente concebida para o CCBB, apresenta cerca de 70 obras realizadas no início da carreira da artista (1994) até trabalhos inéditos. Inclui ainda uma instalação site specific, em diálogo com a arquitetura monumental e histórica do edifício. A obra de Shiota existe a partir de seu percurso e de sua existência, o que lhe atribui uma essência autobiográfica. Muito de sua produção, como as instalações, é efêmero, assim como é transitório o próprio ciclo da vida.  Curadoria de Tereza de Arruda.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

 

IDEIAS

Oficina Poesia Viva

Local: Auditório

07 de dezembro, 17h30

08 de dezembro, 15h

A oficina literária ministrada pela poeta, escritora, jornalista cantora e compositora gaúcha Angélica Rizzi é endereçada a estudantes, professores e leitores em geral. Criada pela autora, objetiva inspirar a criação de poemas por meio de imagens, leitura dramática, música e meditação. Além disso, fatos do cotidiano, filmes, canções e sentimentos podem servir de matéria prima para a criação poética. A escritora também destaca algumas técnicas de poetas e poetisas do século XX e XXI, que serviram de inspiração para sua carreira como poetisa e promove um questionamento sobre o que é poesia. Poesia Viva busca oferecer ao público a possibilidade de criar seus próprios poemas e assim abrir espaço para leitura e reflexão no seu dia a dia.

 

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 90 min.

Entrada franca com inscrições pelo site: www.angelicarizzi.com

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vagas limitadas.

 

 

MÚSICA

Domingos Musicais no CCBB

De 10 de novembro de 2019 a 01 de março de 2020

Domingos, 16h30, na frente do CCBB

Série de apresentações musicais gratuitas, em palco móvel, com intuito de promover bandas paulistanas de diversas formações, estilos e gêneros. A programação reúne oito grupos musicais distintos que se apresentam na frente do CCBB aos domingos: Mustache e os Apaches; Quarteto de Cordas Vocais; Quarteto Love Strings; Jazz Brothers; Luzia Zorzi & Sampaname Jazz Trio; Trio Beijo de Moça; No Fervo do Frevo e Grupo Café de Raiz.

Classificação indicativa: livre

Aberto ao público

Concertos de Natal

12, 13, 19 e 20 de dezembro

Quintas e sextas, às 13h e às 17h, na frente do CCBB

Com intuito de promover celebração do final de ano o projeto apresenta o grupo coral La Capella Divina, formado por vinte cantores líricos, regido pelo maestro Sérgio Assumpção. As apresentações incluem Canções Natalinas em vários idiomas e temas Negro Spirituals, acompanhado por piano eletrônico e trompetes. Participação especial de 25 cantores do CoraLeste, projeto social ligado à música.

Classificação indicativa: livre

Aberto ao público

 

 

PROGRAMA EDUCATIVO

Local: Térreo

1 a 30 de dezembro

Todos os dias, exceto às terças

O Programa CCBB Educativo  - Arte e Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas contemplam trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, instituições públicas e organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.

As atividades do Programa CCBB Educativo ativam a exposição “Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]”, em exibição até dia 27 de janeiro de 2021.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

 

-------------------------------------------------------

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11) 3113-3649 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

 

-------------------------------------------------------

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos. E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Local: 2o andar - “Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]”

Todos os dias, das 10h às 19h, exceto às terças

 

========================================================

Visitas Educativas (grupos agendados)

Horários para agendamento:

Seg, Qua, Qui e Sex - 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 19h

 

========================================================

Visitas Mediadas (grupos espontâneos)

Seg, Qui, Sex – 11h, 17h e 18h

Qua – 11h, 14h, 17h e 18h

Sáb e Dom – 12h e 17h

Visitas Mediadas em Libras

Qua - 14h

Sáb e Dom - 17h

 

========================================================

Lugar de Criação

Sáb, Dom e Feriados – 10h às 12h e 14h às 16h

 

 

TEATRO

 

MiriM - Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas

Local: área externa do CCBB

Até 15 de dezembro

Sábado e Domingo, 15h30

- 01 a 15/12 - “A Mulher que Matou os Peixes” (BA)

Sessão extra: 06/12 (sexta), 15h30

Sessão com tradução para Libras: 14/12 (sábado), 15h30

Em sua primeira edição, a mostra acontece na área externa do CCBB e apresenta ao público infantojuvenil e adulto quatro espetáculos inéditos na capital paulista, além de oficinas e uma mesa de debate. Reunindo grupos brasileiros de diferentes Estados, contou em setembro, outubro e novembro com a participação da Cia PeQuod - Teatro de Animação (RJ), com o espetáculo "Ovelha Negra", com o grupo Teatro Faces (MT), com o espetáculo "Pedro Malasartes e o Couro Misterioso", e com o grupo Rococó Produções (RS), com o espetáculo "Era Uma Vez, Lendas e Cantigas". A mostra se encerra em dezembro com o grupo Ateliê Voador (BA), com o espetáculo "A Mulher que Matou os Peixes”.

Idealização de MoviCena Produções e curadoria de Dib Carneiro Neto. 

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

 

 

=============================

 

Ação de Formação de Público

 

“MiriM - Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas”

– OFICINA: O TORNAR-SE ADULTO DE UMA CRIANÇA, COM DJALMA THÜRLER/ GRUPO ATeliê voadOR

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

07 de dezembro

Sábado, 10h às 13h

Tomando por base o conceito de devir-adulto, de Deleuze e Guattari, a Oficina destina-se à criança e sua família, que pensa no caminho que se precisa atravessar e nas experiências vividas entre dois pontos, o de partida - a criança/infância - e o de chegada - o adulto/maturidade. Através da música, os componentes da ATeliê voadOR criam novas relações com o mundo e cuida de expressá-las, sem tédio ou banalidade.

Classificação indicativa: Livre – indicado para adulto acompanhado de criança e família

 

FONTE:  CCBB

 

...............................................