Confira a programação cultural do CCBB para o mês de junho

Cultura e Lazer
Tipografia

Mostra de cinema, teatro, exposição e muito mais. Veja a programação cultural de junho

 

Clique aqui para ver o folder com a programação completa

 

 CINEMA

CCBB FILMES  

8ª Mostra Ecofalante de Cinema

Local: Cinema

até 10 de junho

A Mostra Ecofalante de Cinema é um evento anual que contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões socioambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade. Desde 2012, o festival já exibiu mais de 500 filmes de todos os continentes para um público de mais de 270 mil espectadores na capital, interior e litoral de São Paulo e em itinerâncias no Rio de Janeiro e em Brasília. A oitava edição conta com rica programação de filmes nacionais e internacionais, além de debates em torno de temas como urbanização, trabalho, recursos naturais, saúde, economia, entre outros.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início de cada sessão.

 

EXPOSIÇÃO

CCBB EXPO

Vaivém

Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

até 29 julho de 2019

Quarta a segunda, das 9h às 21h

A exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil. Quando a rede – criada por diferentes povos originários ameríndios – passou a ser associada de maneira direta com o território brasileiro e a noção de brasilidade? A exposição caracteriza-se por seu caráter trans-histórico, reunindo artistas de distintos contextos sociais, diferentes períodos e regiões do país, que refletem sobre permanências, rupturas e resistências na representação e nos usos das redes de dormir na arte e na cultura visual brasileiras. Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra reúne cerca de 300 obras de coleções públicas e privadas, algumas especialmente criadas para o projeto.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

 

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Vaivém - Palestra com o curador

Local: Auditório

26 de junho de 2019

Quarta, 19h

Apresentando a pesquisa que deu origem à exposição, bem como a premissa curatorial e um panorama sobre as obras expostas, a palestra do curador Raphael Fonseca aborda a iconografia das redes de dormir e sua associação às ideias de Brasil, brasileiro e brasilidade, discutindo como diferentes artistas se utilizaram do objeto e de suas representações para celebrar ou questionar noções diversas de identidade nacional.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca, mediante retirada de senha 01 hora antes do início.

 

PROGRAMA EDUCATIVO

CCBB EDUCA

 

Local: Térreo

1 a 30 de junho

Quarta a segunda

O Programa CCBB Educativo  - Arte e Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.

Nas artes-visuais, as atividades do Programa CCBB Educativo ativam a exposição “Vaivém”.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

-------------------------------------------------------

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

------------------------------------------------------

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos. E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Local: Mezanino

Quarta a segunda

========================================================

Visitas Educativas (grupos agendados)

Horários para agendamento:

Seg, Qua, Qui e Sex - 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 19h

========================================================

Visitas Mediadas (grupos espontâneos)

Seg, Qui, Sex – 11h e 17h

Qua – 11h, 17h e 18h

Sáb e Dom – 12h e 17h

Visitas Mediadas em Libras

Qua - 14h

Sáb e Dom - 17h

========================================================

Lugar de Criação

Sáb, Dom e Feriados – 10h às 12h e 14h às 16h

=======================================================

 

TEATRO

CCBB POETA

Vamos Comprar um Poeta

Local: Teatro

Até 31 de agosto

Sábado, 11h

Sessão com tradução para Libras, 15 de junho, 11h

No musical infantojuvenil “Vamos Comprar Um Poeta” a história se passa em uma cidade inventada, onde todos vivem uma vida materialista e absolutamente racional. Tudo corre rigidamente numerado, calculado e contabilizado, até que uma menina propõe ao pai a compra de um poeta, já que nesta cidade as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A partir daí, com a chegada do poeta - que não sai caro nem suja muito, como acontece com os pintores ou os escultores -, transformações estranhas começam a acontecer, como a observação da beleza e das borboletas e a valorização das ações desinteressadas e dos abraços afetuosos. Autor: Afonso Cruz. Adaptação: Clarice Lissovsky. Elenco: Letícia Medella, Luan Vieira e Sérgio Kauffmann. Direção musical: Ricco Vianna. Direção: Duda Maia.

Duração: 60 min.

Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos

 

 

CCBB PIR1

O Pirotécnico Zacarias - Murilo Rubião 100 Anos

Local: Teatro

Até 24 de junho

Sexta, sábado e segunda, 20h

Domingo, 18h

A nova montagem do grupo teatral mineiro Giramundo aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação, integrando imagens reais e imagens pré-gravadas. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de compreensão da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor. Elenco: Companhia Giramundo Teatro de Bonecos. Direção de Marcos Malafaia Figueiredo.

Duração:  70 min.

Classificação indicativa: 14 anos.

=============================

O Pirotécnico Zacarias - Murilo Rubião 100 Anos – WORKSHOP DE PRODUÇÃO

Local: Auditório

02 de junho

Domingo, 14h às 17h

Workshop de produção com equipe artística do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos.

Classificação indicativa: 14 anos

20 vagas

Acesso: entrada franca, mediante inscrição prévia e seleção pelo email  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou retirada de senha na bilheteria a partir das 13h, se houver disponibilidade de vagas.

 

como chegar

.............................