Palestra abre comemorações do mês da Mulher na AFABB-SP

Ultimas Noticias
Tipografia

Saúde financeira não tem preço, com o professor Benedito Carlos, deu dicas importantes para não entrar no sufoco. - Por Jair Rosa


A AFABB-SP preparou intensa programação para marcar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Para isso reservou as tardes das quintas-feiras deste mês para realizar eventos como palestras, recital, coquetel e oficinas. Tudo dedicado a elas, mas que também conta com a presença do público masculino.
A palestra Saúde financeira não tem preço, com o professor de Economia, Gestão Financeira e Contabilidade da FATEC e voluntário do Instituto Cooperforte,  Benedito Carlos (Bene), abriu as comemorações. 
O evento ocorreu nesta quinta-feira, 1º de março, no auditório da Associação, com o presidente da entidade, Rubens Rodrigues Costa, o Beta, fazendo breve saudação aos presentes.
Bene, que também ė funcionário aposentado do BB, apresentou breve panorama sobre as mudanças sociais, destacando o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho,  jornada de trabalho maior que a dos homens (ao acumularem  também as tarefas domésticas) e, em muitos casos, atuando como "chefes" da família.

SAFIcombo1Professor Benedito Carlos alertou para a importância de programar gastos para não entrar no sufoco financeiro

Destacou ainda a importância de as pessoas fazerem planejamento financeiro mensal para terem um controle maior de suas despesas. “Nesse orçamento tem de ter os gastos fixos - água, luz, telefone e outros - e também os diários. Tudo tem de estar dentro do que a pessoa recebe para manter as contas equilibradas", salienta o professor.


Além de evitar os juros com cheque especial e cartão de crédito, Bene alertou sobre o risco de surgirem gastos imprevistos devido a questões banais como o pagamento de multa por esquecer a data de pagamento de uma fatura ou por ser autuado no trânsito. “O ideal, também, ė economizar para realizar um sonho como uma viagem ou negociar desconto na compra de algum produto. Também temos de evitar o consumo imediatista e desnecessário e apelos comerciais em datas ou eventos como a Copa do Mundo da FIFA", disse, fazendo alerta às pessoas. “O desequilíbrio financeiro provocado por gastos excessivos ou desnecessários  é o pivô de muitos divórcios e fim de relacionamentos."


Maria José, esposa de associado da AFABB-SP, elogiou a palestra e a iniciativa da associação. “São atitudes que costumamos tomar, mas sempre é bom ter esses conselhos para manter  o  orçamento equilibrado",  eclarou.
O evento foi encerrado com sorteio de brindes entre as mulheres presentes.

SAFIcombo2Os presentes participaram ativamente da palestra respondendo às indagações do professor Benedito

Não perca os próximos eventos. As comemorações prosseguem durante este  mês e a participação ė gratuita.
Para a próxima quinta, 8 de março (Dia Internacional da Mulher), a partir das 14h, haverá o recital e coquetel dedicado às mulheres.
No dia 15, a partir das 14h, ocorrem palestras e oficinas com o tema “Cuide de sua saúde e não da doença".
E para o dia 22, encerrando as festividades, também a partir das 14h, o Coaching Adi Leite apresenta a palestra “Construindo o presente de dentro para fora".
A sede própria da AFABB-SP fica na Rua Líbero Badaró, 158, 15° andar.  Para outras informações ou filiar-se ligue (11) 3115-5199.

Origem

O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir da luta de trabalhadoras no final do Século XIX. 
À época, operárias faziam greves na Europa e Estados Unidos contra os baixos salários e jornada de trabalho que chegavam a 15 horas diárias.
Um dos ícones desse movimento data de 1911: a morte de 130 operárias que morreram carbonizadas dentro de uma tecelagem em New York (EUA).
O 8 de março somente foi reconhecido pelas Nações Unidas em 1977. A data foi escolhida devido à protesto que reuniu cerca de 90 mil operárias contra o Czar Nicolau II, em 8 de março de 1917. Elas lutavam contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na primeira guerra mundial (1914-1918).

Acompanhe nossa programação aqui no site da AFABB-SP!