CASSI a AFABB-SP realizam palestra sobre osteoporose

Ultimas Noticias
Tipografia

 

No último dia 23 de agosto nossos associados e convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma doença que aflige milhões de homens e mulheres em todo o mundo.

A osteoporose é um mal silencioso, raramente apresenta sintomas e, muitas vezes, é diagnosticada somente após a ocorrência de fratura, muitas vezes espontânea. A ocorrência acontece em um homem para cada quatro mulheres atingidas e uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença.

 

A palestra foi proferida pelas profissionais de saúde da CLINICASSI-Centro, a técnica de enfermagem Emily e pela Dra. Silvia Matsuo, que classificou a osteoporose como “ uma doença osteometabólica multifatorial, caracterizada por perda da massa óssea com consequente aumento da fragilidade óssea e aumento do risco de fraturas”. As principais complicações da osteoporose, além das fraturas são: dores crônicas, deformidades, perda da independência, piora na qualidade de vida, aumento da mortalidade e depressão.

 

osteo abre 03Dra. Silvia Matsuo entre os participantes da palestra

A menopausa, o envelhecimento, hereditariedade, dieta pobre em cálcio, fumo e álcool em excesso e sedentarismo, entre outros, são os principais fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da osteoporose, que deve ser prevenida com cuidados que começam na infância, principalmente através de uma alimentação saudável. Na fase adulta deve-se eliminar o fumo, reduzir bebidas alcoólicas em excesso, ter uma adequada exposição ao sol para facilitar a produção de vitamina D e, claro, deixar o sedentarismo de lado e fazer exercícios físicos. O tratamento da doença é feito através da suplementação com cálcio e vitamina D e tratamento medicamentoso através do uso de remédios que diminuem a reabsorção óssea e estimulam sua formação.

 

Cuide bem da sua saúde e proteja-se contra esse mal!

 

Fique atento aos novos eventos da AFABB-SP através do nosso site www.afabbsp.com.br

 

 

Texto: Juca Varella

 

Fotos: Dayana Felizardo

 

Enquete
O que você achou do visual do nosso novo site?