Apresentação do Convênio Cassi/BB reúne entidades da mesa de negociação

Ultimas Noticias
Tipografia

Reunião foi oportunidade para prestar esclarecimentos sobre o Convênio de Cooperação Técnica

          Foi realizada, pela Cassi, nesta quarta-feira (03/05), a segunda reunião de prestação de informações relativas ao andamento dos trabalhos e à implementação das propostas e projetos acordados, de acordo com o item 4 do Memorando de Entendimentos, firmado em 21/10/2016, entre o Banco do Brasil e as entidades representativas do funcionalismo do BB.

          O acordo, firmado entre a Cassi e BB, foi apresentado na íntegra do Convênio de Cooperação Técnica, n° 007/7088, de 07/12/2016, e formaliza os repasses dos valores previstos no Memorando via ressarcimento de serviços. A apresentação do inteiro teor do Convênio de Cooperação Técnica foi demanda das Entidades na primeira mesa de prestação de contas, realizada em 08 de março.

          O Convênio de Cooperação Técnica BB e Cassi especificou os prazos e condições previstas no acordo bem como os programas que serão ressarcidos, tais como: Despesas de Programas vigentes como Atenção Domiciliar (PAD); Assistência Farmacêutica (PAF); Coberturas especiais e estrutura própria (CliniCassi), vinculadas ao Plano Associados para ativos, aposentados, pensionistas e dependentes.

          A reunião foi uma oportunidade para solicitar esclarecimentos sobre o Convênio de Cooperação Técnica e também sobre o andamento do cronograma de execução das demais ações contempladas no Memorando, negociado entre as Entidades e o Banco do Brasil.  O encontro contou com a presença da Diretoria Executiva da Cassi, membros do Conselho Deliberativo, representantes do Banco do Brasil e técnicos da Cassi. (Acesse AQUI o memorando)

          Após conhecimento da integralidade do Convênio de Cooperação Técnica, as Entidades Signatárias do Memorando de Entendimentos, que participaram da Mesa de Negociações da Cassi, certificaram que o seu conteúdo está de acordo com o Memorando assinado e o acompanhamento da execução tem sido feito pela Governança da Cassi, com as prestações de contas às entidades, ao Corpo Social, ou a qualquer tempo com solicitação de reuniões extraordinárias das entidades se necessário.

         Para maior transparência, a Cassi informou que criou um hot site no seu portal na web para informações sobre o cronograma, andamento das execuções previstas no Memorando, incluindo as prestações de contas para as entidades.

          As Entidades Signatárias do Memorando de Entendimentos, que participaram da Mesa de Negociações da Cassi, após conhecimento da integralidade do Convênio de Cooperação Técnica, certificaram que o seu conteúdo está de acordo com o Memorando assinado e o acompanhamento da execução tem sido feito pela Governança da Cassi e com as prestações de contas às entidades e ao Corpo Social ou a qualquer tempo com solicitação de reuniões extraordinárias das entidades se necessário.

          Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-CUT
          Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC
          Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil – AAFBB
          Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – ANABB
          Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil – FAABB

 

Mensagem do diretor eleito William Mendes

           Olá prezados associados da Cassi, participantes e lideranças dos associados, a reunião no dia de ontem (03/5/17) na sede da Cassi foi muito positiva. Tiramos as dúvidas das entidades representativas dos trabalhadores e associados signatários do Memorando de Entendimentos.

           Eu reforcei a minha opinião de que uma das questões mais importantes nestes próximos anos, durante o período de vigência do Acordo (dez/2016 a dez/2019), construído após quase dois anos de lutas pelos direitos em saúde entre nós associados e o patrocinador-patrão Banco do Brasil, foi manter de forma permanente a mesa negocial entre as entidades Contraf-CUT, Contec, Aafbb, Anabb e Faabb, com apoio dos dirigentes eleitos pelos associados na Cassi.

          Temos que fortalecer a democracia na Cassi e demais entidades dos trabalhadores do Banco do Brasil e uma das formas de fazermos isso é fortalecer a representação das entidades dos trabalhadores. Quando saímos de dentro da governança da Cassi em novembro de 2014 e fomos procurar as entidades sindicais da Contraf-CUT para pedir apoio para construir calendário de mobilização, unidade e mesa de negociação sobre a Cassi, tínhamos convicção que a melhor forma de discutir em pé de igualdade o déficit do Plano de Associados da Cassi com o patrão era através das entidades dos trabalhadores. Fomos exitosos! Saímos de duas propostas do patrão sem nenhum recurso dele e fechamos acordo com o Banco do Brasil colocando quase 1 bilhão de recurso extra na Cassi.

          Neste período de vigência do Memorando de Entendimentos temos que apostar e confiar na Unidade das entidades para cobrarmos qualquer questão que acharmos relevante quando o tema for Cassi e os direitos em saúde dos associados e participantes. Eu acredito nisso como diretor eleito pelos associados. Por isso busquei apoio nas entidades e nos associados para chegar a outra proposta que não fosse semelhante às duas primeiras que o Banco fez (em 2014 e 2015). Os direitos dos associados seguem em risco entre 2017 e 2019, mas devo apostar na unidade das entidades dos associados. para ampliar o modelo de saúde da Cassi e não abrirmos mão de nenhum direito dos associados.

William Mendes - Diretor de Saúde eleito pelo corpo de Associados

 

Reprodução de matéria da Contraf-CUT, uma das entidades da mesa de negociação Cassi e BB

O hot site pode acessado no endereço: http://www.cassi.com.br/images/hotsites/prestacaodecontas/index.htm

Fonte: Contraf-CUT -  http://contrafcut.org.br/noticias/apresentacao-do-convenio-cassi-bb-reune-entidades-da-mesa-de-negociacao-b06d

Foto: Guina Ferraz

Enquete
O que você achou do visual do nosso novo site?