Palestra - 10 Passos para alimentação saudável

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                    O que devemos comer para ter uma vida mais saudável? Quais alimentos são verdadeiramente apropriados e como consumi-los? Devemos preferir alimentos in natura ou processados? Essas e outras perguntas foram respondidas na palestra 10 Passos para uma nutrição saudável, ministrada pela nutricionista Mariana de Souza Dias Vilella e pela enfermeira da CliniCASSI Danielly Kalime Lima, na tarde desta quinta-feira (27/4), no auditório da AFABB-SP.

 

palestra alimentos 02       Danielly (esquerda) e Mariana ensinaram os 10 passos para uma alimentação saudável, no auditório da AFABB-SP

 

                             Muitas vezes nos perguntamos se devemos cozinhar bem os alimentos ou comê-los crus. Se compramos em grandes redes de supermercados ou em feiras livres. Alimentos in natura ou processados?  As boas regras de nutrição nos pedem para fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação. É comum encontrarmos em grandes supermercados frutas “enceradas” e com adesivos de origem colados em suas cascas. Essa prática visa muito mais a maquiagem do produto do que a saúde de nossa alimentação, além de torna-los mais caros.

            Alimentos ultraprocessados que passaram por técnicas de processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor, corantes e texturizantes possuem um perfil nutricional danoso à saúde e devem ser evitados, principalmente por crianças. Bolachas recheadas, salsichas e outros embutidos, iogurtes de frutas, sucos de caixinha, refrigerantes e até o famoso “miojo” estão nessa lista. Ter bom sabor não significa necessariamente ser saudável.

            Devemos ser extremamente críticos quanto a informações e orientações sobre alimentação que recebemos através de propagandas comerciais que visam, em primeiro lugar, as vendas dos produtos e raramente nossa boa saúde. Observar a validade e as informações constantes nas embalagens dos alimentos nos ajudam na escolha de produtos menos danosos.

            Aquelas receitinhas caseiras que herdamos das nossas avós e que compartilhamos com amigos e familiares são uma boa prática alimentar que nos leva a desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. Comer com regularidade, em ambientes apropriados e, sempre que possível, acompanhado, também é uma prática salutar, assim como dar à nossa alimentação o tempo que ela merece. Disse um dia Hipócrates, o "pai da medicina moderna": "Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio, seu alimento". Bom apetite!

            Comece a dar os primeiros passos para uma boa alimentação:

Passo 1 - Fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação

Passo 2 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos

Passo 3 – Limitar o consumo de alimentos processados

Passo 4 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

Passo 5 – Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

Passo 6 – Fazer compras em locais que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados

Passo 7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

Passo 8 – Se planejar para dar à alimentação o tempo que ela merece

Passo 9 – Dar preferências, quando fora de casa, a locais que sirvam refeições feitas na hora

Passo 10 – Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

           

          Infelizmente o Dr. Belchor Fontes não pode comparecer para a tarde de autógrafos de seu livro “Da Enxada ao Bisturi – Construindo uma Vida”, conforme havia sido programado. Uma nova data será marcada e anunciada aos associados.

Veja a galeria de fotos: http://www.afabbsp.com.br/midias/gallery/729-palestra-10-passos-para-alimentacao-saudavel

Juca Varella

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